segunda-feira, 22 de abril de 2013

Uma teoria pouco sólida

Vale a pena ler o artigo de Wolfgang Münchau no Finantial Times de 21.4.2013, “Perils of placing faith in a thin theory”.

John Kenneth Galbraith ridicularizou com uma piada memorável o seu colega economista Milton Friedman [JVC - da escola monetarista de Chicago], dizendo que “O azar de Milton era que todas as suas teorias já tinham sido experimentadas”.

O mesmo se pode dizer de Reinhart e Rogoff. (…) Especialmente na Europa, os políticos defensores de austeridade acreditam fielmente em R-R e aplicam as suas políticas com consequências humanas e económicas catastróficas.

Para se ver a enorme influência de R-R no debate europeu, cite-se o comissário Olli Rehn (2011). Quase o mesmo foi dito por Vítor Gaspar. “A regra dos 90% é indiscutível, por a dívida poder desencorajar o investimento.”

A tragédia dos economistas de Harvard não foi o uso errado de uma folha de Excel, mas sim o amplo uso errado, fora da economia, de apresentações de Power Point. E também a crença absoluta na fada da confiança, que, para eles, controla os mercados.

(Extratos e tradução - JVC)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Os comentários de leitores não identificáveis não serão publicados.